EDAK

CID Lisboa

CID LISBOA – Conselho Internacional de Dança da UNESCO

Em Portugal, tendo em conta que o panorama da Dança não possui estruturas agregadoras que cooperem entre si e que possam ser um elemento de diálogo válido com o Estado e outras estruturas organizacionais, a criação das Secções, como a que se constituiu em Lisboa, é algo que deve ser promovido, para que a Dança, enquanto arte performativa, tenha um estatuto reconhecido em paridade com as demais artes reconhecidas, nomeadamente com a Música e o Teatro.

 

O panorama da dança em Portugal, como o Prof. Raftis nos comentou, é algo preocupante, pois existe uma grande discrepância entre os nossos números e os dos restantes países europeus, nomeadamente dos países comunitários. Há todo um trabalho a ser feito em nome de quem envereda por uma carreira na dança, em todas as suas vertentes, seja como profissional ou amador, e em especial em nome da dignificação profissional dos profissionais de dança e outras profissões conexas, como por exemplo os acompanhadores musicais. As experiências já concretizadas com sucesso na Europa comunitária podem ser implementadas, assim haja a necessária coesão e força associativa das diversas secções que estamos certos se organizarão pelo país.

 

Para já, há que criar toda uma malha associativa na qual todos os agentes da dança são bem-vindos e é nisso que estamos empenhados. Em concreto, podemos destacar o facto de se fazer parte da network do CID – As Nações Unidas da Dança – e poderem assim acompanhar o que os membros do CID fazem a nível planetário, tendo uma plataforma abrangente para a troca de experiências entre todos os que são agentes no mundo da dança.

 

Entre as vantagens oferecidas aos membros, que o próprio CID refere, destacaríamos o facto do seu trabalho ter o reconhecimento do CID e os seus profissionais e alunos poderem ter uma Certificação Internacional, com uma chancela que é reconhecida a nível planetário.

Estrutura

A Secção de Lisboa do CID foi formalmente acolhida na EDANSK – Associação Cultural de Dança, em 2014, dado os fins comuns que ambas querem alcançar no que respeita à Dança.

 

Presentemente, a Secção de Lisboa do CID é presidida pela Prof. Ana Köhler, que integra aquela estrutura associativa como Directora Técnica e Pedagógica.

UNESCO

ENTIDADE CERTIFICADORA EM DANÇA

580 2 - CID Lisboa580 1 - CID Lisboa

A EDANSK dispõe de pacotes educativos para crianças no âmbito das variadas expressões artísticas. Saiba mais aqui.