A EDAK

A Escola de Dança Ana Köhler propõe-se preservar a arte da Dança na comunidade da Grande Lisboa oferecendo um ensino em ambiente familiar, mas altamente qualificado, em diversas modalidades para além da Dança Clássica, não apenas a crianças e jovens, como também a adultos, quer sejam aspirantes a profissionais ou amadores.

Se a Dança Clássica para crianças e Adultos, é a imagem da Escola de Dança Ana Köhler, aqui se proporciona todo um variado leque de modalidades destinadas a diferentes faixas etárias. Destacam-se: Ballet para crianças a partir dos 3 anos e adultos, Dança Tradicional Irlandesa para crianças e adultos, Hip-Hop para crianças e adultos, Dança Oriental e Indiana (Bollywood), Dança Contemporânea para crianças e adultos, Dança Jazz, Yoga, Barra de Chão, Teatro, Pintura e Desenho Criativo para os mais pequeninos, entre outros.

O nosso objectivo, para além da Dança, é dotar os nossos alunos da possibilidade de crescerem no seio da Arte. Todos sabem que o crescimento e desenvolvimento pessoal de uma criança com uma Arte conduz a um ser humano mais equilibrado, mais completo e com maior sentido estético.

“A Ciência e a Matemática são muito importantes, mas a Arte e as Humanidades são imprescindíveis à imaginação e ao pensamento intuitivo que estão por trás do que é novo”

António Damásio (cientista português reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho no estudo do cérebro e das emoções).

As crianças que connosco cresceram desde os seus três anos de idade, são hoje adolescentes com uma visão e presença na vida mais abrangente e completa.

Se dúvidas houvesse quanto à importância do ensino artístico, a própria UNESCO, instituição das Nações Unidas, da qual somos membro através do seu Comité Internacional de Dança, considera as artes e a educação artística como imprescindíveis não só para as crianças como para as sociedades no seu todo. A Educação Artística refere-se “é um meio privilegiado para a compreensão e preservação de culturas”. E recomendam a governantes, escolas, professores, famílias e pais que “transmitam os valores estéticos e identidade cultural através do ensino artístico para promover uma sustentabilidade social pacífica e o desenvolvimento de identidades pessoais”.

Para alcançar este objectivo, a EDAK lecciona as suas modalidades através de um ensino altamente qualificado, onde se prezam valores de disciplina, rigor, exigência e criatividade.

Todas as modalidades possuem um conteúdo programático específico para cada classe, onde os alunos se encontram reunidos de acordo com a sua faixa etária, talento e musicalidade. A nossa equipa deprofessores, submetida a um plano de formação e avaliação interno contínuo, assume nas diversas modalidades o compromisso de, através desse programa de ensino, alcançar com o grupo resultados objectivos.

Na modalidade de Dança Clássica (Dança Criativa e Ballet) o método de ensino baseia-se no Curriculum do Método Vaganova, conforme é prestado na Vaganova Ballet Academy, de St. Petersburgo, Rússia. Este método formou os melhores bailarinos do mundo: Pavlova, Nijinsky, Balanchine, Ulanova, Dudinskaya, Nureyev, Makarova, Baryshnikov e tantos outros.

Temos ainda um Centro de Estudos, Mini-Artist e Adult Dance, para aqueles que vivem a Arte de uma forma mais intensa, onde é estabelecido um programa de formação, que para alguns possibilitará o ingresso em escolas oficiais e para outros simplesmente a vivenmcia da dança de uma forma mais intensa.

Possuindo parcerias com intituições nacionais e estrangeiras, destacaríamos o facto de sermos membros e entidade certificadora em dança, do Comité Internacional de Dança da UNESCO, bem como a parceria com a Escola Noes Fiolet Studios, de Roterdão, Holanda.

Em curso encontram-se outras parcerias, bem como o processo de certificação pelo Ministério da Educação Irlandês e suas entidades competentes, no que respeita à Dança Tradicional Irlandesa.

Veja aqui as fotos das instalações.